top of page
Foto do escritoramutainstituto

O futuro da saúde é social

Baixe nosso ebook gratuito e conheça uma nova abordagem para cuidar da saúde


Ao longo da minha pesquisa sobre comunidades e relações eu fui entendendo que eram as minhas relações que danificavam a minha saúde e é também nas minhas relações que eu encontro muitos dos recursos que preciso para cuidar dela. Muitas das abordagens falham em trabalhar esse que é um dos aspectos mais relevantes para cuidar da nossa saúde: a conexão humana. Ou melhor, a nossa saúde social. 

“Saúde social é a dimensão do bem estar de uma pessoa que diz respeito a quanto ela se dá bem com outras pessoas, como as pessoas reagem a ela e como ela interage com as instituições e costumes sociais.” Robert D. Russel


No Ocidente olhamos para a saúde a partir de dois aspectos: saúde física e saúde mental. Mas esse terceiro pilar esquecido é fundamental se queremos criar uma abordagem eficiente para cuidar da nossa saúde - a saúde social. 


  • A saúde física olha para o nosso corpo e propõe ações como exercícios regulares, alimentos nutritivos e boa qualidade de sono. 

  • Já a saúde mental olha para a nossa mente e propõe ações como meditação, terapia, regulação emocional e manejo do estresse. 

  • A saúde social olha para a qualidade das nossas relações e propõe ações como vínculos profundos, encontros nutritivos e comunidades onde encontramos pertencimento. 


O livro “A arte e a ciência da conexão: porque saúde social é a peça que faltava para vidas mais longas, felizes e saudáveis” sugere olharmos para a nossa saúde como um templo no qual qualquer coluna enfraquecida causa um colapso. Os três pilares estão interconectados e se retroalimentam, e a saúde social pode ser uma alavanca importante para uma mente e um corpo mais saudáveis. 


Hoje já temos evidências e dados o suficiente para provar que a desconexão é pior para a nossa saúde física do que não praticar exercícios, tão prejudicial quanto ser alcoólatra e 2x mais prejudicial do que ser obesa. Estatisticamente, a desconexão equivale a fumar 15 cigarros por dia. Então, e se a gente criar um caminho para cuidar da saúde a partir das relações?


Ausência de doença não é a mesma coisa que a presença de bem estar, e, endereçar a doença é insuficiente se não houver uma promoção da saúde positiva. Cuidar das relações, ou seja, da saúde social, é uma forma de focar na saúde positiva e generativa - é um recurso para que a gente possa não só sobreviver, mas também para prosperar. Não podemos florescer sem relações.[Kasley Killam]

Ajudar as pessoas a sobreviver é apenas o começo, também precisamos ajudar as pessoas a prosperar. Kasley Killam

Neste Setembro Amarelo experimente cuidar da sua saúde a partir de estratégias coletivas e centradas na saúde social como alavanca de transformação. Baixe o ebook gratuito desenvolvido pelo Instituto Amuta em parceria com o Dan Pinheiro e conheça a nossa abordagem. 


Beijos e até breve com mais atravessamentos,

Marcelle Xavier



Commenti


bottom of page